SIC - Sistema de Informação ao Cidadão
O acesso a informações públicas é direito fundamental de todo cidadão, estabelecido pela Lei Federal nº 12.527/20211, sancionada em 18 de novembro de 2011. Com a Lei, ficou instituído que, desde o dia 16 de maio de 2012, qualquer cidadão pode solicitar informações às administrações e empresas, órgãos e entidades do Governo.
Para possibilitar à Câmara Municipal de Mariana cumprir o que determina a legislação e viabilizar o acesso dos cidadãos às informações, dando mais transparência aos trâmites da administração pública, foi implantado o módulo e-SIC - Sistema Eletrônico de Serviço de Informações ao Cidadão em seu portal da tranparência.
Com o SIC, qualquer pessoa - física ou jurídica - poderá, de forma simples, solicitar informações e acompanhar a tramitação do pedido junto à unidade em que a informação foi solicitada. Neste cadastro de pedido de informação, o cidadão especifica qual unidade precisa contatar, informa como quer receber a resposta do seu pedido de informação, insere uma descrição ao seu pedido e ainda tem a possibilidade de anexar um documento, em formato PDF. O sistema registra o pedido e, automaticamente, envia por e-mail o protocolo para acompanhamento do pedido de informação.
Além de poder fazer o pedido de informação e escolher a forma de resposta, o cidadão poderá acompanhar, com o número do protocolo:
- A tramitação do pedido de informação e o prazo de respostas;
- Consultar as respostas recebidas até o encerramento das tramitações;
- Manifestar recursos, caso as respostas não sejam satisfatóriaa ao pedido de informação;
Caso prefira realizar um pedido de informação de forma presencial, se possível, faça o download do formulário de requerimento de informações e entregue no endereço do SIC Presencial.
Prazos de Resposta: 20 dias, a contar da data em que o pedido foi registrado. O prazo pode ser prorrogado por mais 10 dias, mediante justificativa.
Prazos de Reclamação: 10 dias, a contar da data em que a solicitação foi encerrada, para enviar uma reclamação. O prazo para a resposta da reclamação é de 10 dias
Prazo Recursal: 10 dias contados da ciência da decisão.
Dados Sigilosos
PEDIDO DE INFORMAÇÃO
PRESENCIAL
Para realizar um pedido de informação presencial, basta se dirigir à sede da Câmara Municipal, onde um atendente capacitado estará apto a registrar o seu pedido.
Responsável
Aguardando informação
Aguardando informação
Contato
Aguardando informação
Aguardando informação
Endereço
Aguardando informação
Aguardando informação
Atendimento
Aguardando informação
Aguardando informação
PEDIDO DE INFORMAÇÃO
ELETRÔNICO
Para realizar um pedido de informação eletrônico, clique no botão "Registrar Pedido" e insira os dados nos campos exigidos.
Manifestações realizadas de forma Presencial e Eletrônica podem ser consultadas por este canal que também possibilita a manifestação de recursos em um pedido de informação ja protocolado.