SIC - Sistema de Informação ao Cidadão

O acesso a informações públicas é direito fundamental de todo cidadão, estabelecido pela Lei Federal nº 12.527/20211, sancionada em 18 de novembro de 2011. Com a Lei, ficou instituído que, desde o dia 16 de maio de 2012, qualquer cidadão pode solicitar informações às administrações e empresas, órgãos e entidades do Governo.

Para possibilitar à Câmara Municipal de Mariana cumprir o que determina a legislação e viabilizar o acesso dos cidadãos às informações, dando mais transparência aos trâmites da administração pública, foi implantado o módulo e-SIC - Sistema Eletrônico de Serviço de Informações ao Cidadão em seu portal da tranparência.

Com o SIC, qualquer pessoa - física ou jurídica - poderá, de forma simples, solicitar informações e acompanhar a tramitação do pedido junto à unidade em que a informação foi solicitada. Neste cadastro de pedido de informação, o cidadão especifica qual unidade precisa contatar, informa como quer receber a resposta do seu pedido de informação, insere uma descrição ao seu pedido e ainda tem a possibilidade de anexar um documento, em formato PDF. O sistema registra o pedido e, automaticamente, envia por e-mail o protocolo para acompanhamento do pedido de informação.

Além de poder fazer o pedido de informação e escolher a forma de resposta, o cidadão poderá acompanhar, com o número do protocolo:

  • A tramitação do pedido de informação e o prazo de respostas;
  • Consultar as respostas recebidas até o encerramento das tramitações;
  • Manifestar recursos, caso as respostas não sejam satisfatóriaa ao pedido de informação;

Caso prefira realizar um pedido de informação de forma presencial, se possível, faça o download do formulário de requerimento de informações e entregue no endereço do SIC Presencial.

PEDIDO DE INFORMAÇÃO

PRESENCIAL

Para realizar um pedido de informação presencial, basta se dirigir à sede da Câmara Municipal, onde um atendente capacitado estará apto a registrar o seu pedido de informação.

Setor Responsável

Ouvidoria

Servidor Responsável

Flávio Geraldo Arlindo Ribeiro

Contatos

(31) 3557-6200
sic@camarademariana.mg.gov.br

Endereço

Rua do Seminário, Nº 237, Centro
Mariana, Minas Gerais, 35.420-000

Atendimento

Segunda à Sexta Feira
8hs às 12hs e 14hs às 18hs

PEDIDO DE INFORMAÇÃO

ELETRÔNICO

Para realizar um pedido de informação eletrônico, clique no botão "Registrar Manifestação" e insira os dados nos campos exigidos do formulário.

Registrar Manifestação

ACOMPANHAR

MANIFESTAÇÃO

Tanto eletrônico como a presencial é possivel fazer o acompanhamento a partir do código de protocolo.

INFORMAÇÕES

SIGILOSAS

Dados que foram classificados como sigilosos e os que perderam a classificação de sigilosos.

Informações Classificadas

Dados que foram classificados como sigilosos.

Informações Desclassificadas

Dados que perderam a classificação de sigilosos.

REGULAMENTAÇÃO

SIC

Lei Federal Nº 12.527/2011

Assegura o direito de receber informações de seu interesse particular ou coletivo em geral.

Regulamentação Municipal

Não há regulamentação.

Nomeção do Responsável

Arquivo indisponível.

Informações de Prazos

Resposta: O prazo para resposta é de 20 dias, a contar da data em que o pedido foi registrado no sistema, podendo ser prorrogado por mais 10 dias mediante justificativa expressa.

Reclamação: O cidadão tem 10 dias a contar da data em que a solicitação foi encerrada para enviar uma reclamação. O prazo para a resposta da reclamação é de 10 dias.

Recursal: 10 dias contados da ciência da decisão.

Procedimentos

Realização dos Pedidos

Veja aqui os procedimentos referente à realização dos pedidos de informações.

Realização dos Recursos

Veja aqui os procedimentos referente à realização de eventuais recursos.

Realização de Denúncias

Veja aqui os procedimentos referente à realização de eventuais denúncias.

Configurações de Exibição
Esquema de Cores

Largura do Layout

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